segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como usar o computador



Conhecendo a Área de Trabalho do Windows

Quando o Windows é iniciado, ele abre uma tela que é chamada Área de Trabalho: é a partir dela que você pode iniciar o seus trabalhos. Esta Área de Trabalho, que estou mostrando, é bem simples, mas quando vocês aprenderem mais um pouco, vai ser fácil criar uma nova, mostrando toda sua criatividade.

O que é ÍCONE ?

- Os Ícones são estas figurinhas que aparecem na tela do Windows. Na verdade eles são a porta de entrada para um programa, por isso, se você clicar duas vezes com o mouse sobre ele, uma janela se abrirá.

Vamos aprender a usar melhor o MOUSE no Windows

Você deve ficar com o seu dedo indicador sobre o botão esquerdo do mouse e os outros dedos você usa para a movimentação.

Existem três tipos de movimentos:

1) Um Clique para clicar sobre o Botão Iniciar.

2) Dois Cliques (estes devem ser rápidos e seguidos) - para clicar sobre um Ícone ou Pasta.

3) Arrastar - coloque o mouse sobre o Ícone ou Pasta e arraste para a posição desejada. Mais tarde aprenderemos só o botão direito do mouse.

Obs. Se você for canhoto, peça para mudarem a configuração do seu mouse.

Conhecendo o Windows

O computador não funciona sozinho. Ele é simplesmente uma máquina, não pensa, só realiza as tarefas que mandamos (ordenamos).

São necessários três elementos para seu funcionamento:

1) O próprio computador;
2) um usuário, ou seja, uma pessoa para dar as instruções necessárias;
3) programas, como o Windows, os jogos e outros mais.

Classificamos estes três elementos da seguinte forma:

• O computador e seus componentes são chamados de HARDWARE, termo em inglês que significa hard (duro) e ware (peça), que, na verdade, quer dizer equipamentos, tudo que podemos tocar, como o monitor, o teclado, o gabinete, a impressora, etc.

• As pessoas que utilizam o computador são chamadas de PEOPLEWARE, que quer dizer people (pessoa) e ware (peça).

• Os programas são conhecidos como SOFTWARE, que quer dizer soft (leve) e ware (peça). Nós não conseguimos tocar, ter um contato físico com o software.

• Exemplo de Programas: o seu sistema operacional, o Windows e os seus jogos.

ÍCONES

São aquelas figurinhas que aparecem logo na primeira tela do Windows e temos que clicar com o mouse sobre elas para iniciar uma tarefa.

- Quando clicamos duas vezes sobre um Ícone, sempre aparecerá uma janela. Vamos aprender agora como trabalhar com janelas.

Trabalhando com Janelas



Maximizando uma Janela - Depois de abrir uma janela, você pode ampliá-la para ocupar toda a tela. Com isso, será mais fácil trabalhar, pois a visualização será muito melhor. Use então o Botão Maximizar ou clique nos quadradinhos que fica entre o fechar a tela e o minimizar.

Restaurando uma Janela - Se você quiser voltar uma janela ao tamanho normal (o que estava antes), você pode usar o Botão Restaurar.

Minimizando uma Janela - Quando você estiver trabalhando bem com os recursos do Windows, com certeza vai querer usar mais de uma janela ao mesmo tempo. Para isso, é necessário usar o Botão Minimizar; com ele você pode ocultar (diminuir) uma janela, sem fechá-la, e abrir outra. para voltar o tamanho normal da janela, dê um clique na Barra de Tarefas, no nome da janela desejada.

Neste exemplo, olhando a Barra de Tarefas (na parte de baixo da Área de Trabalho), vemos que duas janelas estão abertas, porém minimizadas. Para voltar a uma delas basta clicar com o mouse na janela (tarefa) desejada.

Movendo uma Janela - Para mover uma Janela de um lugar para outro é só clicar com o botão esquerdo do mouse na Barra de Título, continuar com o mouse pressionado e arrastar a janela até o local desejado.

Fechando um janela - Quando terminar seu trabalho, é hora de fechar a janela. Então clique no Botão Fechar.